16/06/2012

IFAC abre processos seletivos para 2012/2



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre –IFAC abre nesta segunda-feira, dia 18 de junho, processos seletivos para ingresso em cursos técnicos e superiores para o segundo semestre de 2012. Estão sendo oferecidos mais de 600 vagas para os campi de Rio Branco e Xapuri. As inscrições e os cursos são gratuitos.

Para Xapuri o IFAC está abrindo novas turmas para os cursos técnicos de Química na modalidade do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no período noturno, Agroecologia e Meio Ambiente na modalidade Subsequente ou Pós-Médio no período matutino.
Já para a Capital estão sendo abertas vagas para os cursos técnicos de Administração (Subsequente noturno e matutino e PROEJA noturno), Segurança do Trabalho (Subsequente noturno), Informática (Subsequente matutino e vespertino) e Manutenção e Suporte de Informática (PROEJA noturno). As novidades são os cursos de Aquicultura (Subsequente matutino e vespertino) e Edificações (Subsequente matutino e vespertino), sendo estes dois últimos inaugurando o Campus Avançado da Baixada do Sol em unidade provisória que está sendo preparada em parceria com o Governo do Estado, os demais serão ministrados no Campus do IFAC localizado no bairro Xavier Maia.
As inscrições para os cursos técnicos do IFAC para o período 2012/2 devem ser feitas no período de 18 de junho a 28 de junho de 2012 pessoalmente nas Coordenações de Registro Escolar dos respectivos campus sede em Rio Branco (Av. Brasil, 920 - Bairro: Xavier Maia) e Xapuri (Rua Coronel Brandão, 1622 - Bairro: Centro), das 8h às 12 horas; das 14h às 17 horas e das 18h às 20h30.
Conforme o edital, como programa de ações afirmativas o IFAC destina os seguintes quantitativos de suas vagas para cursos técnicos na modalidade Subsequente: 5% para candidatos Portadores de Necessidades Específicas; 5% para candidatos afrodescendentes ou provenientes de povos indígenas e 30% para candidatos egressos da rede pública federal de educação profissional, científica e tecnológica ou da rede estadual de educação profissional e tecnológica. No caso do PROEJA são 5% das vagas destinadas para candidatos Portadores de Necessidades Específicas; 5% para candidatos afrodescendentes ou provenientes de povos indígenas; 30% das vagas destinadas para candidatos egressos de programas especiais de ensino da rede pública federal de educação profissional, científica e tecnológica ou da rede estadual de educação profissional e tecnológica e 10% das vagas destinadas para candidatos egressos de cursos da Educação de Jovens e Adultos do nível fundamental. As vagas destinadas às ações afirmativas que não forem preenchidas retornarão ao quadro das vagas de ampla concorrência.
O processo seletivo do IFAC 2012/2 para cursos técnicos se dará por meio de sorteio público a ser realizado no dia 04 de julho de 2012 em local a ser divulgado pelo site do IFAC (ww.ifac.edu.br).
Cursos Superiores
Ainda para Rio Branco o IFAC está abrindo também nesta segunda-feira inscrições para os processos seletivos para os cursos de Tecnologia em Processos Escolares e Logística.
Para Processos Escolares, as inscrições serão feitas pessoalmente na Coordenação de Registro Escolar do Campus Rio Branco (Av. Brasil, 920 - Bairro: Xavier Maia) das 8h as 12 horas; das 14h às 17 horas e das 18h às 20h30. Para este curso os candidatos passarão por um processo de seleção simplificada a ser realizada no dia 15 de julho de 2012, das 08 às 12 horas. A prova será composta por uma redação sobre um tema atual. Estão sendo destinadas 5% das vagas para candidatos Portadores de Necessidades Específicas; 5% para candidatos afrodescendentes ou provenientes de povos indígenas e 40% das vagas destinadas para candidatos servidores provenientes da rede pública de educação da esfera federal, estadual ou municipal. Não havendo o preenchimento das vagas oferecidas pelas ações afirmativas por ausência de inscritos com estas especificidades as vagas serão preenchidas por aprovados inscritos na ampla concorrência em ordem decrescente da nota final.
Já para ingresso no Curso de Tecnólogo em Logística, a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem referente ao ano de 2011.
Como ações afirmativas para ingresso para este curso estão sendo destinadas 5% das vagas para candidatos Portadores de Necessidades Específicas; 5% das vagas para candidatos afrodescendentes; 5% para candidatos provenientes de povos indígenas; 10% para egressos do ensino público que tenham cursado pelo menos três anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas da rede federal, estadual ou municipal e 30% das vagas destinadas para candidatos egressos da rede pública de educação profissional, científica e tecnológica ou da rede estadual de educação profissional e tecnológica. As vagas destinadas às ações afirmativas que não forem preenchidas retornarão ao quadro das vagas de ampla concorrência.
A primeira chamada para o Curso de Logística 2012/2 será realizada no dia 25 de junho de 2012 e a segunda chamada será realizada no dia 06 de julho de 2012. Os candidatos interessados em aderir à lista de espera deverão fazê-lo no período de 06 de julho a 12 de julho de 2012.
Confira os editais dos Processos Seletivos do IFAC 2012/2
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário